Diferença de GUITAR HEROo e ROCK BAND 2

Hoje em dia qualquer pessoa conhece o Guitar Hero. Tanto avós, como pais ou amigos, mas todos já viram ou ouviram falar desse jogo. A franquia até o Guitar Hero 3 era suprema por ser a única do gênero no mercado sem ter concorrentes.



Mas em 2007 a Harmonix decidiu lançar um jogo intitulado Rock Band para concorrer diretamente com a franquia Guitar Hero. Foi um sucesso total e acabou sendo muito aclamado pela crítica e pelos gamers, pois além do jogador poder utilizar a guitarra, poderia também jogar com a bateria ou cantar, formando assim uma banda.



Em setembro de 2008 lançou Rock Band 2 superando o primeiro em praticamente todos os aspectos. Mas em outubro Guitar Hero World Tour estreou nos consoles dos jogadores. Ambos foram muito elogiados, mas mesmo assim cada um tem sua peculiaridade e pontos positivos e negativos comparados um ao outro. Nisso ouve a velha discussão, qual o melhor?



Eis que começa minha análise:












Depois de jogar ambos incansadamente com minha guitarra do Rock Band 2, resolvi compartilhar minha opinião de ambos os jogos com a galera do Fórum UOL.





Guitarra do RB2



Vou analisar os jogos em 5 aspectos: Jogabilidade, Gráficos, Som, Diversão e Replay. Não darei nota, pois não faz sentido isso nessa comparação.







ROCK BAND 2








Lançado em Setembro de 2008, RB2 teve a premissa de superar o primeiro jogo e concorrer diretamente com o novo GH a ser lançado, o GH World Tour. A Harmonix trabalhou duro no projeto e na mudança sutil, porém agradável de seus instrumentos.



Do primeiro pro segundo, os instrumentos musicais do Rock Band continuaram esteticamente iguais, porém com ajustes que os tornaram mais duráveis e menos barulhentos.






JOGABILIDADE



Algo que muitos podem dizer que foi copiado do Guitar Hero, mas é mero engano, a Harmonix foi a empresa que fez o Guitar Hero 1 e o antecessores dele, o Frequency e o Amplitude.






Imagem de Amplitude, jogo do PS2 lançado em 2003




No RB2 ao invés das bolinhas, as notas são retângulos que mais parecem pastilhas. Particularmente no começo eu estranhei, mas depois acabei até preferindo esse estilo.



Nesse ponto, RB2 não tem seqüências de notas mais elaboradas como os jogos do GH e fora que mesmo na dificuldade Expert, ainda o jogo não é tão difícil como o concorrente.



Digamos que é mais casual que GH por ser mais lento e ter menos notas mirabolantes vindo em sua direção. Todos sabem da dificuldade extrema de algumas músicas do GH (vide Through the Fires and Flames, Bark at the Moon, Cowboys from Hell, Jordan, etc). E só uma música do RB2 pode realmente ser considerada muito difícil, essa música é a Visions da banda Abnormality, eu não consegui concluir ela no Hard, muito menos no Expert...mas como acho essa música um lixo, nem faço questão de treinar pra passar dela.



O modo de solar é muito bom, a grid onde vem as notas fica com fundo azul e só usar os Fret Buttons sem palhetar. No caso da guitarra do RB2, o ideal é usar os 5 botões menores que ficam perto do corpo da guitarra, pois se usar os botões normais não tem como tocar sem palhetar junto na parte de solo. Ai fica a critério do jogador o que ele acha melhor fazer.



Já o modo Carreira de RB2 da uma surra no concorrente!!! Você forma a banda e sai em turnê por vários locais, são 15 novas arenas de show em várias locações incluindo o Rio de Janeiro.



Na arena tem várias gigs (conjunto de músicas a serem tocadas). Algumas são músicas aleatórias, outras o jogador escolhe quais músicas tocar e pro ai vai.



Pra abrir novas arenas de show, o jogador precisa ganhar fãs e determinada quantia de estrelas (cada música contém 5 estrelas no máximo). Então é necessário jogar as músicas iniciais pra depois ir destravando as mais avançadas.







GRÁFICOS



Ta ai algo que o Rock Band se destaca em relação ao GH. A interface possui um tom bem mais sério e clean, mostrando que RB quer ser mais parecido com shows reais sem guitarristas que soltam descargas elétricas com Star Power, sem um ceifador de verdade na banda, sem discos voadores abduzindo a banda, etc.



A grid das notas é MUITO melhor que a da concorrência!!! O fundo é preto meio transparente sem frescuras e ao ser acionado o Overdrive fica com uns detalhes dourados muito lindos.








As notas de Overdrive (que no GH chama-se StarPower) são brancas com bordas douradas, que da um charme especial a interface.




Como já mencionado anteriormente, as partes de solo tem um fundo azul que é muito mais fácil de identificar onde usar os botões de solo, fora que em cima da tela mostra a porcentagem das notas de solo tocadas.








RB2 realmente é um show a parte no quesito gráfico, ficando bem a frente da concorrência e mostrando como um show de verdade deve ser feito.





SOM



Ahhhh, que música aos ouvidos!!! Esse jogo usa maravilhosamente bem os 5.1 fazendo que você se sinta num verdadeiro show.



As caixas traseiras são da platéia, e quando eles cantam junto com a música é de arrepiar!!!




A qualidade do som é muito superior ao da concorrência, isso até um leigo pode notar de tão evidente que é.



A emoção vai a mil quando você finaliza a última música e a cada nota que você toca solta um fogo de artifício pra comemorar sua vitória no jogo. Emocionante!!!






DIVERSÃO



Extremamente divertido, intuitivo e viciante de se jogar. Isso resume o RB2!!!



Incrível como a Harmonix deixou o jogo gostoso de se jogar e com músicas tão ecléticas que agrada a todos os gostos musicais.



Sempre quando vem alguém aqui em casa pra jogar com a guitarra, RB2 não sai do meu video-game e quando coloco o GH WT meus amigos já pedem pra voltar a colocar o RB2 de novo.




Sim, RB2 é bem mais divertido que GH WT mesmo!!! O conjunto da obra é tão bem homogêneo que qualquer um mexe na interface de tão intuitiva que ela é.






REPLAY



São 84 músicas, podendo ainda passar as músicas do Rock Band 1 pro 2º pagando apenas 400MS Points. Infelizmente 2 músicas do primeiro não podem ir pro segundo, a Run to the Hills do Iron Maiden e a Enter Sandman do Metallica. Na Live há mais de 400 músicas pra download, algumas são de graça e a maioria custa alguns dólares bem gastos.



Com tantas músicas boas e ecléticas, um modo Carreira enorme e cheia de recompensas e centenas de músicas para baixar, RB2 dá um show na concorrência no quesito Replay.








GUITAR HERO WORLD TOUR








Lembro até hoje quando lançou o Guitar Hero 1 pro PS2, ninguém do fórum sabia do que se tratava esse jogo e muitos achavam que não valia pegar o jogo pra jogá-lo no controle. Eu fui um dos primeiros do fórum a testar o GH1, pois eu era fã do Amplitude e cheguei até a fazer uma análise desse jogo na época.



Ao jogar o GH1 fiquei de queixo caído, mesmo com o Dual Shock 2, era extremamente divertido jogar e se sentir um guitarrista. Fora as músicas boas que me cativaram. Depois de algumas semanas os users que já tinham testado, recomendavam pra outros e por ai foi.



Anos depois e muito sucesso na franquia, a Activion não querendo ficar pra trás também decidiu acrescentar bateria e vocal no gameplay. Com isso também foi criado uma bateria pro jogo, que diferente da concorrente, possui pratos e um design mais parecido com uma batera real.






JOGABILIDADE



A jogabilidade do GH ao longo dos anos permaneceu inalterada, até porque nem tem muito o que mudar mesmo. Os 5 botões continuam os mesmos, os multipliers também, os Star Powers também...mas ahhh, mudou algo sim!!! Agora o dinheiro que você ganha depende da performance não só no geral, mas em partes da música como por exemplo tem um dinheiro extra pra Hot Start e Strong Finish, ou seja, se você não errar as notas iniciais da música você ganha o dinheiro de Hot Start e se não errar no final da música ganha de Strong Finish. Na dificuldade Hard pra cima tem um novo esquema legal de notas longas, ou seja, vai aparecer uma nota longa pra vc tocar e segurar e no meio dela aparece outra pra tocar e segurar, mas não pode soltar a primeira nota longa. Bem legal isso.








Agora tem a possibilidade de solar, ou seja, não precisa usar a Strum Bar (palhetadas) em determinadas partes que são ligadas por um cordão. Na guitarra original do GH WT essas notas podem ser tocadas pelo Neck Slide, mas não pude testar essa nova adição, pois só tenho a guita do RB2.



Pra baixo há uma nota a mais, essa nota é em formato de linha e é tocada sem usar nenhum botão, ou seja, só usando as palhetadas da Strum Bar.



O modo Carreira é simples, o jogador escolhe o show e tem que tocar todas as músicas desse show na seqüência sem voltar ao menu. Mas há a possibilidade de salvar o jogo, desligar o console e voltar na música que parou.



O modo de criar o personagem é muito bem feito e super detalhado, da pra criar um personagem único e do jeito que você quiser. Muito melhor que o modo de criação de personagem do Rock Band 2.



Há o modo de criar músicas, eu sinceramente não tentei, mas baixei as melhores músicas criadas por jogadores e não achei grande coisa. Dizem ser muito complexo e demorado criar algo realmente bom, e não tenho paciência pra isso. Mas mesmo assim é uma ótima adição isso!!!






GRÁFICOS




Apesar do upgrade gráfico em relação ao GH3, Rock Band 2 ainda é muito superior nesse quesito, tanto nos gráficos do jogo como na interface dos menus.







Guitar Hero ainda tem como premissa a idéia de não ser voltado a realidade, então ver guitarrista soltando raios com Star Power, cenário se destruindo, baterista explodindo, etc. é algo que os fãs já se acostumaram em ver. Eu respeito isso e acho legal até, mas particularmente prefiro a premissa do RB2 em parecer algo mais real.



Mas o jogo está longe de ser feio, muito pelo contrário, tem arenas lindas, novos efeitos especiais e graças ao novo modo de edição de personagem, o jogador pode criar um personagem único.








Não gostei muito da interface pra escolher músicas, achei um pouco poluido comparando-se com o menu do RB2. Não mostra a capa e nem o nome do disco ao selecionar a música.





SOM




A parte sonora é sólida, porém não é perfeita. Eu notei alguns bugs em certas partes onde eu tocava as notas e não saia som.



Já usando um Home Theater 5.1 a experiência é boa até, mas não chega aos pés do RB2. A platéia não canta junto como em RB, então as caixas traseiras quase não são aproveitadas.



GH WT conta com 84 músicas muito ecléticas tendo músicas em espanhol e até em francês. Mesmo assim considero a Set List concorrente muito melhor, mas isso é questão de gosto mesmo.






DIVERSÃO



Algo que atrai muito no GH WT é poder jogar com lendas do rock como Ozzy Osbourne, Jimi Hendrix e Billy Corgan. Isso é algo muito legal !!!



Uma coisa que o novo GH supera de longe o RB2 é no baixo, com a 6º nota que toca sem palhetar, as músicas ficam muito interessantes de serem tocadas assim. Fora que as seqüências de notas no baixo são muito mais inspiradoras que no RB2.




Apesar de GH ser mais difícil e rápido que o concorrente, ainda é super divertido de se jogar.






REPLAY



Apesar de conter o mesmo nº de músicas do RB2 (84 no total), o modo Carreira é curto e não muito recompensador, o jogador fecha o jogo apenas tocando cada música uma vez.



No Quick Play da pra selecionar até 6 músicas pra tocar sem pausas, tornando o fator replay consideravelmente melhor.



Pra quem tem paciência tem o modo de criar músicas e personagens, mas a pessoa precisa ter um bom conhecimento musical e criatividade pra criar uma música legal de se tocar.



O fator de tocar baixo adiciona um fato replay a mais, pois da gosto de jogar o modo carreira sendo baixista, ao contrário do RB2.



Porém uma coisa que tira muitos pontos do GH é as poucas músicas que tem pra baixar. Se não me engano são umas 30 músicas apenas contra mais de 400 do RB2.




Guitar Hero é viciante, porém achei esse World Tour a pior versão de GH da série principal (sem contar spin offs como GH Aerosmith por exemplo). Achei a maioria das músicas chatas e pra mim isso já retira o tesão de jogar muito esse jogo.








CONCLUSÃO :



A briga entre ambos é acirrada, ambos os jogos são ótimos e tem vários pontos positivos, mas também cada um tem seus respectivos pontos negativos.



Mas no meu caso eu levo mais em consideração as seguintes coisas: interface, gráficos, som e replay.



E em todos esses quesitos o RB2 sai na frente, alias apesar de eu ter gostado muito do GH WT, acho que a Activision ficou devendo nessa versão.



Portanto na minha opinião o
ROCK BAND 2 é o melhor jogo musical da atualidade!!! Afirmo isso mesmo tendo jogado a versão mais nova do GH, que e do Metallica (que por sinal é maravilhosa!!!).




Mas pra quem é fã mesmo de jogos musicais como eu, os 2 jogos são obrigatórios.


5 comentários:

  1. Eu tenho os dois só que são para o wii, não tenho um sistema 5.1 por isso na questão do som eles são semelhantes.

    O meu primeiro contato com estes jogos foi com o RB2 e o GH WT, incrível, né? Mas é verdade e por isso eu posso te dizer que o RB2 é mais fácil para quem tá começando.

    Uma coisa que vale a pena dar a dica é que no wii os instrumentos do GH WT funciona no RB2, mas ao contrario não pois a bateria do GH WT tem 5 cores ao invés de 4 no RB2.

    Quanto aos instrumentos, eu nunca joguei com os do RB2, mas os instrumentos do GH WT são muito melhores do que os do RB1.

    No mais é isso ai, abratz.

    ResponderExcluir
  2. se vc for olhar pelo gosto de cada um, gh dispararia na frente '-'
    eu por exemplo, acho muito mais loko o baterista "explodindo" doq akela monotna musika do RB2
    alem doq, metal nao eh uma coisa normal, eh?

    ResponderExcluir
  3. Cara! uma duvida, posso parecer meio ignorante com essa duvida, porém, esses jogos você possui em seu computador? por isso baixa as musicas? ou se você baixa para seu play3? como você faz? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Kra, eu concordo com tigo que Rock Band 2 sai na frente do que GH WT, Então estou decidido de que vou comprar um pra mim de natal ou um pouco mais antes. Então, queria sua ajuda, onde vc conseguiu seu kit Rock Band 2?

    ResponderExcluir
  5. Oi amigo, eu tambem sou a favor de Rock Band 2, então me decidi que prefiro comprar o kit do Rock Band com o jogo. Mas não acho, e queria saber se onde vc conseguiu seu kit Rock Band 2 amigo, obrigado.

    ResponderExcluir

 
http://gtgames.net.br/brogui%20do%20umor/broguidoumor.xml