público feminino está jogando mais videogame
De acordo com o estudo Gamer Augmentation 2009 da NPD Group, empresa de marketing que acompanha o mercado de games dos Estados Unidos, as mulheres representam 28% de todos os jogadores de consoles e portáteis. No ano passado, elas eram 23% do total.
O aumento é atribuído principalmente pelo Wii, notadamente um console mais amigável para jogadores casuais ou pouco experientes. A pesquisa indica que o uso do videogame da Nintendo aumentou 19% em relação ao ano passado, entre todos os públicos.
Para Sharon Knight, vice-presidente da Electronic Arts, a vantagem do Wii é que a jogadora não precisa ficar envergonhada. "Você pode sair jogando e se divertir no ato", disse durante a conferência Women in Games de 2007. "[Os jogos para Wii] não requerem o mesmo investimento para aprender e dominar".
A presença feminina também subiu, na ordem de quatro pontos percentuais, em categorias como Heavy Portable, entusiastas de videogames portáteis, e Extreme Gamers, grupo dos que mais jogam games (em média 39 horas por semana) e gastam com eles (compraram 24 jogos no último trimestre de 2008, quatro vezes mais que a média, apesar de ser a parcela que tem menos poder aquisitivo). O mais impressionante é que o grupo dos Extreme Gamers encolheu em relação ao ano passado, ficando em apenas 4% do total.
O estudo Gamer Augmentation 2009 foi feito em janeiro com mais de 20 mil participantes, com idades entre 2 e 65 anos.
Em abril do ano passado, um estudo da Nielsen Company mostrou que, no PC, as mulheres já representam quase 50% dos jogadores, e que títulos como "The Sims" são jogador principalmente pelo público feminino.
Marcadores:
noticias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário